top of page
PROJETO
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

TÍTULO:

PJ739-2016 - CAMINHOS DO SAL – O MUSEU VIRTUAL DO SAL COMO ESPAÇO PARA O RESGATE E CONSERVAÇÃO DA MEMÓRIA SALINEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

RESUMO:

Embora a atividade salineira represente um item estratégico na pauta mineral-industrial do país, evidencia-se a necessidade em se formar agentes multiplicadores que contribuam para a valorização dos fatos históricos que proporcionaram esta relevância, os quais foram responsáveis por toda uma dinâmica sócioeconômica dessa atividade ao longo do tempo no estado do Rio Grande do Norte. A presente proposta tem como objetivo realizar o resgate histórico e valorização da salinicultura potiguar através da criação do Museu Virtual do Sal. Pretende-se contribuir com a conservação e manutenção das fotografias, textos e demais dados informacionais sobre a atividade salineira através da coleta e catalogação desse material nas bibliotecas públicas municipais dos municípios produtores de sal marinho no estado. Estas informações estarão disponíveis através de um acervo didático-científico virtual, a partir dos quais serão produzidos recursos e material didático a partir de experiências e saberes locais, os quais servirão de base para a produção de material informacional para a formação de recursos humanos para utilizarem e reproduzirem a importância da valorização patrimonial da salinicultura no Brasil. Por fim, todas as informações produzidas e obtidas durante o projeto em um “Museu do Sal”, hospedado no espaço virtual da internet, com informações divulgadas através de boletins informativos no site e nas redes sociais.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL – Realizar o resgate histórico e valorização da salinicultura potiguar através da criação do Museu Virtual do Sal.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – 1) Contribuir com a conservação e manutenção das fotografias, textos e demais dados informacionais sobre a atividade salineira no Estado do Rio Grande do Norte. 2) Realizar a coleta e catalogação desse material nas bibliotecas públicas municipais dos municípios produtores de sal marinho no estado. 3) Montar um acervo didático-científico virtual com o material coletado e catalogado sobre a produção salineira no estado. 4) Produzir recursos e material didático a partir de experiências e saberes locais 5) Formar recursos humanos para utilizarem e reproduzirem a importância da valorização patrimonial da salinicultura no Brasil 6) Disponibilizar todas as informações produzidas e obtidas durante o projeto em um “Museu do Sal”, hospedado no espaço virtual da internet. 7) Elaborar boletins informativos no site e nas redes sociais.

bottom of page